Saiba mais sobre o sucesso do 1º Fórum Estadual sobre Influenza Aviária e Doença de Newcastle em Santa Catarina, promovido pela Cidasc e pela Secretaria de Agricultura e Pecuária.
Fórum Estadual discute vigilância e prevenção da influenza aviária e Doença de Newcastle em Santa Catarina
Com sala cheia e centenas de participantes na transmissão online, o 1º Fórum Estadual sobre Influenza Aviária e Doença de Newcastle em Santa Catarina foi um sucesso. O evento desta terça-feira, 20, no auditório da Fiesc, em Florianópolis, foi uma realização da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.
Segundo a presidente, Celles Regina de Matos, o caminho para proteger a avicultura catarinense é educação sanitária e biosseguridade.
Vigilância Baseada em Risco para Influenza Aviária
O professor Fernando Ferreira da USP abordou como a vigilância da doença se torna mais eficiente aplicando o resultado de pesquisas científicas. Ele destacou como priorizar as atividades de vigilância em locais de maior risco pode otimizar recursos.
Vigilância da Sanidade Avícola
A médica-veterinária Carolina Damo da Cidasc falou sobre a metodologia de vigilância adotada, abrangendo diferentes tipos de estabelecimentos avícolas em Santa Catarina.
Impacto das Questões Sanitárias no Mercado
Sula Alves da ABPA abordou as diretrizes existentes quanto ao comércio exterior de produtos de origem animal e o impacto de eventuais focos de doenças em diferentes regiões.
Ações de Prevenção para Proteção da Avifauna
As ações voltadas à fauna silvestre, incluindo aves marinhas, leões marinhos e pinguins, também foram tema de discussão no fórum, destacando a importância do monitoramento e da biosseguridade.
A íntegra do 1° Fórum Estadual sobre Influenza Aviária e Doença de Newcastle em Santa Catarina está disponível no canal da Cidasc no Youtube.
Tags: InfluenzaAviaria, Cidasc
Fonte: estado.sc.gov.br