Saiba mais sobre a audiência pública promovida pelo Fórum das Licenciaturas UFSC para discutir a política de formação docente. Confira os principais pontos debatidos e os desafios enfrentados.
Audiência Pública promovida pelo Fórum das Licenciaturas UFSC
No segundo dia do Fórum das Licenciaturas UFSC, em 23 de setembro, uma audiência pública foi realizada para discutir a proposta de política institucional de formação inicial e continuada de professores na Universidade. O evento, que contou com a presença de docentes, técnicos, estudantes e membros da comunidade acadêmica, teve como objetivo debater as diretrizes e o texto-base da política, em consulta pública até 10 de outubro.
Destaques do Debate:
- Organização curricular dos cursos de licenciatura em quatro núcleos principais
- Ênfase na integração entre teoria e prática na formação docente
- Importância da inclusão de disciplinas sobre educação especial e diversidade nos currículos
- Desafios enfrentados pelas licenciaturas noturnas e fora da sede da UFSC
O servidor Ivandro destacou as dificuldades durante a pandemia e a importância de políticas institucionais consolidadas. A professora Carolina ressaltou o esforço coletivo na elaboração do texto da política, com foco na representatividade e adequação à realidade da universidade. Jocemara enfatizou a necessidade de disciplinas obrigatórias sobre educação especial e diversidade para preencher lacunas na formação.
Conclusão e Próximos Passos
A política institucional de formação docente é vista como uma declaração de intenções da UFSC para fortalecer a educação pública. O documento final será submetido à aprovação da Câmara de Graduação e do Conselho Universitário. Sugestões e contribuições ainda podem ser enviadas através do site do Fórum das Licenciaturas UFSC.
Assista aos debates do segundo dia na íntegra e obtenha mais informações através do e-mail forum.licenciaturas@contato.ufsc.br
Por Rosiani Bion de Almeida | SECOM imprensa.gr@contato.ufsc.br
Tags: Educação, FormaçãoDocente
Fonte: noticias.ufsc.br