Ex-sargento da polícia de Nova Iorque é condenado a 18 meses de prisão por atuar como agente ilegal da China. Saiba mais sobre o caso.
Ex-sargento de NY condenado por agir como agente ilegal da China
O ex-sargento da polícia de Nova Iorque, Michal McMahon, foi condenado a 18 meses de prisão por atuar como agente ilegal da China. McMahon foi considerado culpado de perseguir Xu Jin, ex-funcionário chinês, como parte da campanha global do Partido Comunista Chinês (PCCh), conhecida como ‘Operação Fox Hunt’.
Ele se declarou inocente, alegando ter sido enganado ao pensar que trabalhava para uma empresa. McMahon recebeu apoio de congressistas republicanos, mas sua sentença foi mantida. Ele desempenhou papel crucial na descoberta do paradeiro de Xu e foi condenado por agir como agente estrangeiro ilegal e por perseguição interestadual.
Repressão transnacional do PCCh
A condenação de McMahon e seus co-réus faz parte dos esforços do governo federal dos EUA para combater a repressão transnacional do PCCh. A diretora assistente Suzanne Turner, do FBI, e o ex-diretor Christopher Wray destacaram a gravidade das ações do governo chinês.
Xi Jinping, líder do PCCh, tem usado a ‘Operação Fox Hunt’ para perseguir opositores em todo o mundo. A condenação dos réus é um lembrete do comportamento ilegal do governo chinês nos EUA.
Fonte: Frank Fang, Alex Wu e Reuters.
Tags: operaçãofoxhunt, PCCh
Fonte: epochtimes.com.br