Evento gratuito Unidos Pelo Diabetes em Florianópolis: Atendimento Multidisciplinar
Com onze estações de atendimento, a Sociedade Catarinense de Oftalmologia e o Sesc/Senai promovem a ação pelo terceiro ano consecutivo para prevenir as graves complicações do diabetes. A iniciativa, que acontece em 9 de novembro, das 9h às 13h, no Sesc Prainha, em Florianópolis, pretende beneficiar cerca de 500 pessoas, priorizando o atendimento às pessoas de baixa renda e com pouco acesso a cuidados especializados.
Estrutura e atendimento especializado
O Unidos Pelo Diabetes contará com 11 estações de atendimento, oferecendo exames e avaliações realizados por endocrinologistas, cardiologistas, oftalmologistas, podologistas, nutricionistas, entre outros especialistas. Os serviços incluem testes de sangue, exames oftalmológicos para identificar retinopatia diabética, avaliações de pés e medição de peso, altura e IMC. A triagem completa e gratuita pretende garantir que os participantes compreendam os cuidados necessários para evitar complicações graves da doença.
Direitos do portador de diabetes
Uma novidade desta edição é a inclusão de uma assessoria jurídica, ainda em fase piloto, para orientar sobre direitos legais de pessoas com diabetes, como acesso a tratamentos, medicamentos, aposentadoria especial e isenção de impostos. O diabetes descontrolado pode levar a sérias complicações ao longo do tempo, afetando diversos órgãos e sistemas. Entre as complicações mais comuns estão as doenças cardiovasculares, neuropatia diabética, nefropatia e retinopatia diabética. A prevenção desses problemas envolve controle rigoroso da glicemia, consultas médicas regulares e um estilo de vida saudável.
…
Fonte: deolhonailha.com.br