Saiba como a UFSC e a Prefeitura de Florianópolis estão ampliando estudos sobre as características ósseas da população local e construindo um acervo de coleção osteológica.
Ampliação de Estudos sobre Características Ósseas em Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina firmaram uma parceria inédita para avançar nas pesquisas relacionadas às características ósseas da população local. O acordo permitirá a construção da Coleção Osteológica do Centro de Ciências Biológicas da UFSC, a partir de doações do cemitério municipal.
Ossadas Humanas e Identificação
Com foco na estimativa de idade, sexo, ancestralidade e estatura, o projeto liderado pela professora Elisa Winkelmann Duarte terá como base a análise das ossadas doadas, que serão destinadas ao Laboratório de Antropologia Forense da UFSC para posterior seleção e utilização em atividades de ensino, extensão e pesquisa.
A cooperação, em vigor a partir de um decreto municipal de 2022, viabiliza a doação de ossos de cemitérios após três anos de falecimento, antes destinados à incineração. Familiares interessados também poderão contribuir com a iniciativa, procurando a administração do cemitério para informações sobre a doação.
Impacto nos Estudos e na Comunidade
Os ossos doados servirão como base para estudos em diversas áreas, incluindo o ensino de graduação e pós-graduação, extensão universitária e pesquisas para aprimorar métodos de estimativa do perfil biológico de um indivíduo.
Tags: UFSC, Florianópolis
Fonte: noticias.ufsc.br
