Sete estudantes do Partiu IF, programa de igualdade de oportunidades, visitaram o Ministério da Educação juntamente com cinco estudantes do Instituto Federal do Ceará. Saiba mais sobre essa experiência inspiradora!
Estudantes do Partiu IF visitam o MEC
Sete estudantes que ingressaram no Câmpus Florianópolis do IFSC após passarem pelo Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Alunos da Rede Pública à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Partiu IF) participaram de uma visita ao Ministério da Educação (MEC) na terça-feira, 16 de setembro. Eles, junto com mais cinco estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE), foram recebidos pelo ministro Camilo Santana.
Todos foram aprovados em processos seletivos dos institutos federais antes de concluírem o ensino fundamental.
Estudantes do IFSC que participaram da visita:
- Guilherme Frez Brito
- Gustavo Moraes Costa Sousa
- João Victor
- Josué Oliveira Martins
- Juliana Gonzaga Martins
- Lorenzo Faustino Borgaro
- Marina de Aguiar Alves
O Partiu IF tem como objetivo enfrentar as desigualdades étnico-raciais na educação, por meio da oferta de aulas e atividades voltadas para a recuperação das aprendizagens de estudantes do 9º ano do ensino fundamental que cursaram integralmente a educação na rede pública de ensino, negros, quilombolas, indígenas ou que tenham deficiência e renda familiar per capita de até um salário mínimo.
No caso dos 12 estudantes que visitaram o MEC, o que permite a eles ingressar no instituto federal antes de terminar o ensino fundamental no tempo regular é uma medida adotada por algumas prefeituras – como a de Florianópolis – de promover o avanço escolar dos estudantes do 9º ano que são aprovados no processo seletivo.
“Esses estudantes receberam a conclusão do ensino fundamental já na metade do ano. Então, eles já terminaram o fundamental e começaram no meio do ano mesmo o ensino médio deles”, explica o coordenador do Partiu IF no IFSC, Paulo Amaro Velloso Henriques dos Santos.
O encontro no Ministério da Educação buscou incentivar os jovens a prosseguirem com os estudos.
Ministro Camilo Santana parabeniza os estudantes
“A gente vê vocês, que são de escola pública, tendo o direito de serem aprovados em um instituto federal, de estudar em uma universidade de qualidade, virando médicos, engenheiros, advogados — o filho de um trabalhador rural, filho de uma doméstica, filho de um pedreiro… Isso se chama oportunidade”, celebrou o ministro.
Para o coordenador Paulo dos Santos, do IFSC, a visita ao ministério foi um momento importante para a afirmação da validade, da qualidade e do sucesso do programa.
Em Santa Catarina, aproximadamente 900 estudantes participam do programa, mas Paulo destaca a necessidade de ampliação para alcançar mais estudantes.
Partiu IF: ação afirmativa na educação básica
A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Zara Figueiredo, salientou que o Partiu IF é a primeira ação afirmativa direcionada à educação básica. “O que estamos fazendo é mostrar para os estudantes, e muitos nem conheciam essa possibilidade, a existência dos Institutos Federais. É ação afirmativa da maior qualidade”, avalia.
Por Felipe Silva (Jornalista do IFSC), com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação
Tags: PartiuIF, educaçãobásica
Fonte: ifsc.edu.br