Conheça o Laboratório Multiusuário de Clima e Ambiente (LMCA) inaugurado em Florianópolis com recursos do Governo do Estado. Saiba como a iniciativa está revolucionando a análise e previsão de eventos climáticos extremos.
Monitoramento Climático em Santa Catarina
O Laboratório Multiusuário de Clima e Ambiente (LMCA) foi inaugurado em Florianópolis, Santa Catarina, com a missão de analisar, monitorar e prever eventos climáticos extremos na região. Essa estrutura pioneira no Brasil conta com um sistema de alto desempenho computacional e estações meteorológicas distribuídas em quatro cidades estratégicas.
O LMCA foi estruturado com o investimento de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado, por meio do Programa Multilab SC, desenvolvido pela Fapesc. A iniciativa visa potencializar as pesquisas e os estudos climáticos, contribuindo para a melhoria da previsão de eventos adversos e para a segurança da população.
Articulações e Parcerias
Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc, ressalta a importância das parcerias estabelecidas por meio da criação da rede de laboratórios multiusuários em Santa Catarina. O Programa Multilab, iniciado em 2023, selecionou 50 projetos que receberam até R$ 2,5 milhões cada, impulsionando a pesquisa científica e tecnológica no estado.
Tags: monitoramento, previsãoclimática
Fonte: estado.sc.gov.br