Entrega de 26 novas ambulâncias amplia atendimento de emergência em Santa Catarina
Governador Jorginho Mello entrega 26 novas ambulâncias para o SAMU em Santa Catarina, investimento de R$ 7,4 milhões. Veículos modernos e equipados para salvar vidas.
Entrega de 26 novas ambulâncias em Santa Catarina
O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, realizaram a entrega de 26 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em cerimônia realizada em Florianópolis. O investimento total foi de R$ 7,4 milhões, provenientes de recursos da Secretaria de Estado da Saúde e emendas parlamentares estaduais.
Estes veículos estão equipados com tecnologia avançada, garantindo atendimentos eficientes e rápidos, aumentando as chances de salvar vidas e reduzir sequelas nos pacientes.
Vantagens da renovação da frota
A substituição de veículos antigos por ambulâncias modernas proporciona maior segurança e agilidade no transporte de pacientes por todo o estado, incluindo áreas remotas. Além disso, os novos veículos contribuem para a segurança dos profissionais que atuam nas ambulâncias.
Distribuição das ambulâncias
Foram destinadas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os municípios de São Pedro de Alcântara, Florianópolis, Tubarão, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, Santa Rosa do Sul, Balneário Arroio do Silva, Nova Trento, Paulo Lopes, Porto Belo, Antônio Carlos, Blumenau, e Lages (2 unidades). Duas Unidades de Suporte Avançado (USA) foram entregues, uma para Mafra e outra para Joinville. Também foram entregues duas ambulâncias brancas para Lages e Balneário Barra do Sul. Além disso, cinco ambulâncias USAs foram distribuídas para os municípios de Canoinhas, Caçador, Curitibanos, Tubarão e Mafra pelo Ministério da Saúde.
Benefícios das novas ambulâncias
As novas ambulâncias representam diversos benefícios, tanto para a saúde pública quanto para a eficiência dos serviços de emergência. Atualmente, o SAMU em Santa Catarina conta com 100 Unidades Básicas de Suporte, 29 Unidades de Suporte Avançado, 07 unidades aéreas, 07 Unidades Inter-Hospitalares de UTI Móvel e 5 motolâncias, cobrindo toda a extensão do território catarinense.
O diretor da APH-Móvel, Dionisio Medeiros, destaca que esse investimento se traduz em mais vidas salvas, melhor qualidade no atendimento e maior eficiência para o sistema de saúde.
Tags: SaúdePública, AtendimentoMóveldeUrgência
Fonte: estado.sc.gov.br