Elevação da Taxa Selic e Desafios para as Micro e Pequenas Empresas em Destaque na Reunião da Frente Parlamentar
O Sebrae recebeu representantes da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas para um encontro na sede da instituição nessa quarta-feira (11), em Brasília (DF). Além de destacarem os avanços dos pequenos negócios em 2024, os presentes apontaram os desafios para o setor. A elevação de um ponto percentual da taxa Selic pelo Banco Central prejudica o crescimento, o investimento produtivo e a geração de emprego e renda no Brasil.
Parceria e Desafios no Cenário Econômico
O presidente do Sebrae, Décio Lima, agradeceu ao Congresso pelo apoio suprapartidário à pauta do empreendedorismo, mas alerta sobre o papel decisivo da economia nos próximos meses. O tema impactou os discursos dos parlamentares, destacando a importância da parceria para superar os desafios enfrentados pelo setor.
Reconhecimento e Alianças Estratégicas
O secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Tadeu Alencar, elogiou o trabalho do Sebrae como um braço importante para o desenvolvimento nacional, enquanto a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, ressaltou o valor das soluções oferecidas pela instituição para impulsionar os pequenos negócios no país.
Conquistas e Iniciativas para os Pequenos Negócios
Em 2024, o Congresso Nacional aprovou medidas como o Programa Acredita no Primeiro Passo, o PROCRED 360 e o Programa Desenrola Pequenos Negócios, buscando oportunidades de inclusão produtiva e renegociação de dívidas para fortalecer o segmento. O Sebrae, por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa, tem um papel fundamental na oferta de recursos para estimular o crédito e a sustentabilidade financeira das MPEs.
Saiba mais: agenciasebrae.com.br