Conheça ‘Zama’, o romance de Antonio Di Benedetto lançado pela EdUFSC que marca a inauguração da Coleção de Literatura Hispano-Americana traduzida para o português do Brasil. Saiba mais sobre a obra e a iniciativa.
EdUFSC lança ‘Zama’, primeiro romance da Coleção de Literatura Hispano-Americana
A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) lançou “Zama”, romance do escritor argentino Antonio Di Benedetto, obra que inaugura a Coleção de Literatura Hispano-Americana traduzida para o português do Brasil. A iniciativa, coordenada por Liliana Rosa Reales e Joca Wolff, representa um marco na aproximação entre a literatura brasileira e hispano-americana.
Publicado em 1956, “Zama” é leitura obrigatória para renomados escritores como Augusto Roa Bastos, Julio Cortázar, Juan Rulfo, Mario Vargas Llosa e Roberto Bolaño. Juan José Saer declarou que o livro é superior à maior parte dos romances em língua espanhola dos últimos trinta anos. Com uma linguagem inusual, a obra narra em primeira pessoa dez anos da vida de Diego de Zama, funcionário da coroa espanhola em Assunção do Paraguai. O protagonista vive atormentado pelo tédio, solidão e pobreza, aguardando uma transferência que nunca ocorre. Dedicado ‘às vítimas da espera’, o romance explora o colonialismo, a marginalização e a busca por pertencimento na América Latina.
Projeto Editorial
A Coleção de Literatura Hispano-Americana é parte da política editorial da EdUFSC, focada na América Latina. Segundo Liliana Reales, cada livro resulta do trabalho de toda a equipe editorial. A coleção busca trazer obras clássicas e de prestígio da literatura latino-americana ao Brasil, oferecendo traduções acompanhadas de prefácios e estudos críticos para contextualização histórica e literária.
Próximos Lançamentos
Após ‘Zama’, a coleção publicará obras como ‘O tempo principia em Xibalbá’ de Luis de Lión e ‘Última antologia’ de Idea Vilariño. Outros importantes títulos já estão sendo selecionados.
Sobre o Autor
Antonio Di Benedetto, nascido em Mendoza, Argentina, foi jornalista e escritor reconhecido internacionalmente. Vítima da ditadura militar argentina, sua obra continua relevante e objeto de estudos acadêmicos e adaptações cinematográficas.
Ficha Técnica
Título: Zama
Autor: Antonio Di Benedetto
Tradução: Byron Vélez Escallón
Prólogo: Liliana Reales
Editora: EdUFSC
Coleção: Literatura Hispano-Americana
Coordenação: Liliana Reales e Joca Wolff
Confira mais informações no site da EdUFSC e adquira na livraria virtual ou pelo e-mail de vendas.
Mais informações: site da EdUFSC
Vendas: vendas.editora@contato.ufsc.br
Imprensa: imprensa.gr@contato.ufsc.br
Tags: EdUFSC, LiteraturaHispanoAmericana
Fonte: noticias.ufsc.br



















