Saiba como o Governo de Santa Catarina incentiva estudos na área da saúde para compreender os impactos da pandemia na saúde mental da população. Confira o edital de fomento para pesquisas com foco na melhoria da saúde pública.
Incentivo do Governo de Santa Catarina para pesquisas na área da saúde
O Governo de Santa Catarina tem incentivado a realização de estudos, como os desenvolvidos em Criciúma e Chapecó, para avaliar os impactos da pandemia na saúde mental da população. Estes estudos, fomentados pela Fapesc, geram dados valiosos que contribuem para uma visão ampla da saúde pública e auxiliam na tomada de decisões.
Estudo sobre os impactos da Covid-19 na saúde mental
O estudo realizado em Criciúma e Chapecó, com recursos do edital PPSUS, apontou que a pandemia está associada ao aumento de transtornos psiquiátricos na população. A pesquisa, intitulada “Investigação dos impactos da Covid-19 na saúde mental: um estudo de coorte”, foi conduzida pela Unesc e UFFS, com apoio da Fapesc.
Resultados da pesquisa
A líder do projeto em Criciúma, Gislaine Zilli Réus, destacou que a Covid-19 influenciou no desenvolvimento de transtornos como depressão e ansiedade, sendo mais acentuados em pessoas que contraíram o vírus. Após seis meses da coleta de dados, observou-se maior incidência de depressão nos voluntários, evidenciando o impacto duradouro da pandemia.
Edital para novas pesquisas em Santa Catarina
Uma nova edição do edital PPSUS foi lançada para incentivar estudos que visem soluções para a saúde pública em Santa Catarina. Os pesquisadores podem submeter propostas até 30 de abril, concorrendo a recursos de até R$ 200 mil para cada projeto selecionado.
O Programa, em parceria com o Ministério da Saúde e a SES de Santa Catarina, busca soluções em áreas específicas como Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde e Processos Estruturantes. Saiba mais sobre o edital aqui.
Tags: SaúdePública, PesquisasSantaCatarina
Fonte: deolhonailha.com.br