Operação policial desmonta esquema criminoso em clínicas clandestinas de reabilitação em Imbituba. Medidas de prisão e bloqueio de bens implementadas.
Operação policial desmonta esquema criminoso em clínicas de reabilitação
Na madrugada desta terça-feira (02/12), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Imbituba, deflagrou a operação “Barbacena”, visando desarticular um esquema criminoso que envolvia proprietários de clínicas de reabilitação que realizavam internação irregular de pacientes. O inquérito policial foi instaurado no início do mês de outubro, após policiais civis que acompanhavam uma ação de fiscalização da Prefeitura Municipal de Imbituba receberem diversos relatos de pacientes que estavam internados contra sua vontade e sofrendo maus-tratos em uma unidade da clínica em Imbituba.
Detalhes da investigação
As investigações apontaram que pacientes tiveram negada a saída voluntária das unidades, sofreram aplicação de medicamentos sedativos, agressões físicas e contenção como métodos de correção disciplinar. A alimentação fornecida era insuficiente em quantidade e qualidade nutricional. Medicamentos eram administrados por outros internos que atuavam como “apoios”, sem acompanhamento médico adequado.
Desdobramentos e desfecho da operação
Em decorrência da investigação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Garopaba, Itapema, Balneário Camboriú e Porto Alegre/RS, bem como decretado o bloqueio de valores, veículos de luxo e imóveis em um total de mais de R$1 milhão de reais dos envolvidos. Foi cumprida a prisão preventiva de um dos investigados, proprietário de uma das clínicas envolvidas, no município de Porto Alegre/RS. Outros dois investigados encontram-se foragidos.
Tags: OperaçãoPolicial, DesarticulaçãoCriminosa
Fonte: pc.sc.gov.br

























