Desafios e Estratégias para o Pleno Emprego em Joinville
Joinville, considerada o maior polo industrial de Santa Catarina e o terceiro no Sul do país, enfrenta desafios significativos quando o assunto é manter o pleno emprego na região. Muitas empresas, incluindo a maioria das mais de três mil indústrias locais, estão se esforçando para evitar demissões devido à dificuldade de encontrar substitutos qualificados.
Em busca de alternativas para manter seus colaboradores, uma multinacional está oferecendo um bônus de até R$ 400,00 no vale alimentação para funcionários que mantenham uma boa frequência e pontualidade no trabalho. Este é apenas um dos exemplos das estratégias adotadas em Joinville para lidar com a questão do pleno emprego.
Dificuldades Enfrentadas
Apesar de ostentar baixas taxas de desemprego, com índices inferiores aos 3,3% registrados no estado da Flórida, alguns setores em Joinville ainda sofrem com a escassez de mão de obra qualificada, o que impacta diretamente em seu crescimento e produtividade.
É possível encontrar inúmeros casos ilustrativos dessa realidade, como o de um restaurante em Pirabeiraba que precisou interromper o atendimento aos domingos devido à falta de profissionais disponíveis para trabalhar nesse dia específico.
Medidas Adotadas pelas Empresas
Gerentes de recursos humanos revelam que, atualmente, estão sendo mais flexíveis com questões como faltas e atestados médicos, em comparação a anos anteriores, a fim de reter talentos já integrados às empresas. Além disso, há iniciativas como as vagas de emprego anunciadas com exclusividade para finais de semana, visando atrair profissionais com disponibilidade nesses dias.
Novas Oportunidades de Emprego
A cidade de Joinville também tem sido palco de novas oportunidades de emprego, como as abertas pela Multinacional Whirlpool, que não apenas oferece benefícios tradicionais, como também incentiva a pontualidade com um bônus mensal para colaboradores assíduos.
Diante desse cenário, o mercado de trabalho na região segue em constante movimento, com empresas buscando alternativas para manter o equilíbrio entre oferta e demanda de mão de obra qualificada.
Fonte: scempauta.com.br