Desafio XPRIZE Rainforest: UFSC conta experiência de professora premiada em equipe brasileira
Saiba como a professora da UFSC integrou equipe premiada no desafio XPRIZE Rainforest, demonstrando a importância da colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas.
Equipe brasileira conquista prêmio internacional
O trabalho em equipe rendeu o terceiro lugar para o Brazilian Team no desafio XPRIZE Rainforest, com participação da professora Juliana de Paula Souza, do Departamento de Botânica da UFSC. A competição patrocinada pelo Instituto Alana envolveu pesquisadores brasileiros e internacionais, culminando numa premiação de 500 mil dólares destinados à conservação e restauração da Amazônia e Mata Atlântica.
Colaboração multidisciplinar para acelerar estudos em biodiversidade
A docente destacou a importância da cooperação entre pesquisadores de áreas diversas, incluindo Botânica, Robótica e Inteligência Artificial, para acelerar o processo de levantamentos e estudos em biodiversidade. A velocidade da destruição de hábitats demanda soluções ágeis e conhecimento para embasar políticas de preservação e recuperação de áreas degradadas.
Inovação e criatividade na resolução de problemas
A equipe utilizou drones e robôs terrestres acoplados com sensores e coletores de amostras para mapear e avaliar amostras de DNA ambiental. A interação entre os grupos resultou em descobertas de novas espécies e soluções inovadoras, como o desenvolvimento de equipamentos mais leves e eficientes para coleta e processamento de dados biológicos.
Fonte: noticias.ufsc.br