Crescimento de 33% nos Registros de Marcas por Pequenos Negócios em Dois Anos

Registro de marcas por pequenos negócios

Descubra como os pequenos negócios estão protegendo suas ideias e expandindo suas operações com o aumento dos registros de marcas. Saiba mais sobre a importância da propriedade intelectual e como o Sebrae e o INPI estão oferecendo mentorias para startups inovadoras.

Aumento de Registros de Marcas por Pequenos Negócios

De acordo com dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o número de pedidos de registros de marcas feitos por pequenos negócios (MEI, ME e EPP) saltou de 23.422, em dezembro de 2020, para 31.222, em dezembro de 2024, o que equivale a um aumento de 33%. No caso de pedidos de registros de programas de computador, esse quantitativo praticamente dobrou, passando de 311 em dezembro de 2020 para 617 em dezembro de 2024.

Proteção da Propriedade Intelectual para Inovação e Expansão

A proteção de ativos de propriedade intelectual tem contribuído não só para que pequenos negócios inovadores, como startups, protejam suas ideias e soluções, mas também expandam suas operações, garantindo exclusividade no mercado. O Sebrae, em parceria com o INPI, oferece mentorias para startups aceleradas nos programas Catalisa ICT, Inova Cerrado, Inova Pantanal e Startup Nordeste.

Prioridade na Proteção de Ativos de Propriedade Intelectual

A coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae, Hulda Giesbrecht, ressalta a importância da proteção de ativos de propriedade intelectual para negócios inovadores ou de base tecnológica. Segundo ela, é fundamental quando soluções tecnológicas se tornam inovações e conquistam o mercado global.

Novas Perspectivas com a deeptech Irrigação Sem Fronteiras

A deeptech Irrigação Sem Fronteiras, com o apoio do programa Catalisa ICT, descobriu a possibilidade de patentear seu método de trabalho com uso de Inteligência Artificial. A patente não só valoriza o negócio, mas também permite a exportação de tecnologia para o mercado global.

Cultura de Patentes no Brasil

O fundador da Irrigação Sem Fronteiras, Daniel Afonso, destaca a importância de criar uma cultura de patentes no país, incentivando a proteção de ativos de propriedade intelectual. Após participar do Catalisa ICT, a startup expandiu seus negócios e obteve resultados positivos no faturamento, ampliando seu público-alvo e desenvolvendo novas patentes.

No Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado em 26 de abril, a importância dos direitos de propriedade intelectual é ressaltada, reconhecendo a contribuição de criadores e inovadores para o desenvolvimento da sociedade.

Foto: Divulgação

Tags: ,

Fonte: agenciasebrae.com.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account