Saiba como o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atuou no apoio ao Rio Grande do Sul durante a maior tragédia climática do estado vizinho, um ano após o ocorrido.
O apoio do CBMSC ao Rio Grande do Sul
Há um ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) enviava sua primeira equipe para auxiliar o Rio Grande do Sul durante a maior tragédia climática do estado vizinho. Em um período de 75 dias, os bombeiros catarinenses realizaram resgates e prestaram apoio às famílias atingidas.
Resgates e ações do CBMSC
As ações do CBMSC foram divididas em etapas, priorizando o resgate de pessoas e animais, com apoio de embarcações, viaturas e drones. Os binômios, formados por bombeiros e cães de busca, foram fundamentais na localização de vítimas em áreas afetadas por enxurradas e deslizamentos.
Transporte e apoio às vítimas
O CBMSC, juntamente com o Samu Aeromédico e o Hemosc, realizou o transporte de bolsas de sangue, medula óssea e pacientes, contribuindo para o suporte às vítimas. A operação no RS destacou a importância das Forças-Tarefas do CBMSC, especializadas em desastres naturais, e a importância da cooperação entre estados e instituições em momentos de crise.
A recordação dessa operação ressalta o compromisso do CBMSC com a proteção da vida e a segurança da população.
Créditos: Karla Lobato
Fonte: cbm.sc.gov.br