Pesquisadores da Epagri testam fungo Beauveria para controle do percevejo do grão em Santa Catarina. Saiba mais sobre o projeto e seus benefícios.
Pesquisa em SC testa fungo Beauveria para controle biológico
Pesquisadores da Estação Experimental da Epagri, em Itajaí, desenvolvem estudos para o uso do fungo Beauveria no controle do percevejo do grão, principal praga do arroz irrigado em Santa Catarina. O projeto busca criar o primeiro bioinsumo desse tipo no Estado.
Potencial do fungo Beauveria
O fungo tem potencial para reduzir custos, melhorar a qualidade do produto e diminuir riscos de contaminação de água e solo. Testes incluem compatibilidade com defensivos agrícolas e viabilidade de uso integrado com controle químico.
Validação e parcerias
A fase de validação será realizada na safra 2025/26 em propriedade rural, com patrocínio de empresas como Urbano Alimentos, Cooperja, Coopersulca, CooperJuriti e Ballagro. A pesquisa visa atender padrões rigorosos de mercados internacionais.
Aplicação e expansão
O bioinsumo pode reduzir a necessidade de inseticidas, favorecendo a comercialização em mercados exigentes. Além de Santa Catarina, o produto pode ser aplicado em regiões produtoras de arroz irrigado.
Tags: agricultura, biotecnologia
Fonte: scempauta.com.br