Consup aprovou resolução que determina reserva de 30% de cargos de direção e funções gratificadas para autodeclarados negros no IFSC. Confira as mudanças e reações dos conselheiros.
Conselho Superior do IFSC aprova resolução inédita
O Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em reunião extraordinária nesta segunda-feira, 24 de março, aprovou o texto da resolução que regulamenta a aplicação do Decreto nº 11.443/2023 no instituto. A decisão estabelece a reserva de 30% de cargos de direção (CDs) para pessoas autodeclaradas negras, incluindo funções gratificadas (FGs) e comissionadas de coordenação de curso (FCCs).
Decisão histórica após debates acalorados
Em votações anteriores, o tema foi adiado e debatido intensamente, resultando em mudanças significativas no texto final. Algumas propostas, como a reserva de vagas para pessoas negras nas eleições para Reitoria e Direções Gerais, foram revistas.
A resolução aprovada determina que, caso não seja alcançado o percentual de 30% apenas com os eleitos, gestores poderão nomear pessoas negras para CDs de livre provimento até atingir a cota exigida. A medida visa promover a inclusão e diversidade no ambiente acadêmico.
Atualizações em outros cursos e decisões
Além da resolução histórica, o Consup aprovou novos cursos e suspendeu ofertas existentes em alguns câmpus do IFSC. As diretrizes para o ensino médio integrado e o regulamento do Fórum de Coordenadorias Pedagógicas também foram aprovados durante a reunião.
Agora, com as novas regras em vigor, espera-se um impacto positivo na representatividade e equidade dentro da instituição de ensino.
Tags: IFSC, InclusãoeDiversidade
Fonte: ifsc.edu.br