Conselho Universitário da UFSC discute novamente as recomendações da CMV-UFSC em sessão extraordinária aberta à comunidade. Saiba mais sobre as manifestações e argumentos apresentados.
Continuidade da discussão
O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou uma sessão extraordinária aberta à comunidade para debater as recomendações da Comissão Memória e Verdade (CMV) da instituição. A reunião, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do CUn, ocorreu no Auditório da Reitoria.
Manifestações intensas
A pauta envolvendo a reavaliação de homenagens relacionadas à ditadura civil-militar gerou intensas manifestações durante a última sessão do Conselho Universitário. Servidores, professores e estudantes se posicionaram a favor da retirada do nome do ex-reitor João David Ferreira Lima do campus-sede, enquanto familiares defendem a permanência da honraria.
Relatório da CMV
Instituída em 2014, a Comissão Memória e Verdade apresentou 12 recomendações em seu relatório final de 2018, aprovado pelo CUn. A sessão atual analisou processos referentes às recomendações, bem como um pedido de impugnação do relatório final feito pela família do ex-reitor, alegando falta de contraditório e ampla defesa.
Parecer do relator
O conselheiro-relator apresentou uma nova versão de seu parecer, incorporando sugestões para garantir consenso. A proposta visa regulamentar procedimentos internos da UFSC, especialmente em casos de graves violações de direitos humanos, enfatizando a necessidade de transparência e isonomia no processo decisório.
Consulta pública
O texto propõe que reavaliações de homenagens ocorram após aprovação de legislação específica e sejam precedidas por consulta pública ampla para garantir a participação da comunidade universitária e sociedade em geral.
Decisão adiada
Após a apresentação, dois conselheiros solicitaram vistas, adiando a decisão para a próxima semana e marcando um marco no processo de revisão histórica da UFSC sobre memória, verdade e justiça.
Tags: UFSC, ComissãoMemóriaeVerdade
Fonte: noticias.ufsc.br