Imagem da Lua e Júpiter próximos no céu durante a conjunção astronômica de abril

Acompanhe a conjunção astronômica entre a Lua e Júpiter no dia 2 de abril, um fenômeno único que poderá ser observado a olho nu. Saiba mais sobre essa incrível interação celestial.

Conjunção Astronômica entre Lua e Júpiter

Nesta quarta-feira (2), a Lua inicia sua ‘turnê mensal’ pelos planetas do Sistema Solar com uma visita especial a Júpiter. Durante a conjunção astronômica, prevista para as 21h24 no horário de Brasília, a Lua estará a pouco mais de 5º ao norte de Júpiter.

De São Paulo, esse fenômeno poderá ser observado a partir das 18h13, com ambos astros visíveis até as 21h37. Apesar de não estarem próximos o suficiente para serem vistos em um telescópio, a Lua em magnitude de -11.3 e Júpiter em -2.1 estarão bem visíveis a olho nu.

Configuração do Céu e Próximas Conjunções

No mês de abril, a Lua ainda passará por Marte (5), Vênus (24), Mercúrio e Saturno (25), encerrando com um segundo encontro com Júpiter (30). Essas sequências mensais de conjunções são possíveis devido à órbita da Lua em relação ao plano da eclíptica, onde os planetas transitam em torno do Sol.

Fenômeno em Júpiter: Tempestades Magnéticas de Tamanho Terrestre

Cientistas planetários recentemente identificaram tornados magnéticos em Júpiter gerando anticiclones do tamanho da Terra. Essas tempestades, visíveis apenas em luz ultravioleta, descendem da ionosfera até as camadas mais profundas da atmosfera do gigante gasoso, revelando fenômenos fascinantes em nosso Sistema Solar.

Para saber mais sobre este evento astronômico único, acesse a notícia completa no Olhar Digital.

Tags: ,

Fonte: olhardigital.com.br

Imagem do Grid
Imagem do Grid
Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account