Confiança do comércio cresce com pleno emprego e acesso facilitado ao crédito
O otimismo dos pequenos negócios do Comércio aumenta com a melhora no mercado de trabalho e na disponibilidade de crédito. Saiba mais sobre os impactos positivos desta tendência.
Situação do mercado de trabalho e acesso a crédito impulsionam confiança
A situação do mercado de trabalho, próxima ao pleno emprego, e a melhora do acesso a crédito impulsionaram a confiança dos pequenos negócios do Comércio em janeiro. Segundo a Sondagem dos Pequenos Negócios do Sebrae e FGV, 28,4% dos empreendedores consideram mais fácil obter crédito, o melhor resultado desde janeiro de 2023.
Aumento de empregos e poder de compras impulsionam otimismo
O presidente do Sebrae, Décio Lima, atribui a alta na confiança ao aumento do poder de compra das famílias e ao crescimento na oferta de empregos e renda no país. Destaca ainda a importância da política de crédito do presidente Lula, que tem ampliado as oportunidades para os empreendedores, gerando mais empregos e novos negócios.
Performance positiva nos índices de confiança
Em janeiro, o índice da Situação Atual das Micro e Pequenas Empresas do Comércio atingiu 93,1 pontos, o melhor desde fevereiro de 2023, impulsionado pelo crescimento nos indicadores de situação atual dos negócios e volume de demanda corrente.
Fortalecimento no Nordeste
O Nordeste foi destaque, com pequenos negócios alcançando 90,8 pontos e impulsionando o avanço regional, que atingiu o maior nível desde julho de 2023.
Fonte: agenciasebrae.com.br