O presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Conede/SC), Paulo Sérgio Suldóvski, participa da Oficina de Avaliação Unificada da Deficiência em Brasília. O objetivo é discutir os desafios e soluções da avaliação biopsicossocial para futura implantação no país.
Representantes de diversos grupos, como indígenas, quilombolas, negros e mulheres, estão presentes para contribuir com suas experiências no tema. A proposta é criar o Sistema Nacional de Avaliação Unificada da Deficiência, com a emissão de um certificado único válido em todo o país, visando adequar as políticas públicas às demandas do público com deficiência.
Em Santa Catarina, há aproximadamente 499 mil pessoas com deficiência, correspondendo a cerca de 6,9% da população. Desse total, 221 mil são homens e 278 mil são mulheres, de acordo com dados do IBGE.
Para mais informações, contate a Jornalista Luciane Lemos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família pelo telefone (48) 3664-0916 ou pelo e-mail ascom@sas.sc.gov.br.
Saiba mais: estado.sc.gov.br