Como aproveitar o crescimento do e-commerce: cursos essenciais para empreender no mercado digital
Descubra como os pequenos negócios brasileiros estão se beneficiando do e-commerce e conheça cursos do Sebrae para entrar no mercado digital. Saiba mais sobre a Shopee, Mercado Livre e Amazon no cenário atual.
Benefícios do marketplace para pequenos negócios
Os pequenos negócios brasileiros estão se beneficiando com a participação em lojas de marketplace. A Shopee, por exemplo, atingiu R$ 60 bilhões em vendas no Brasil em 2024 – esse é o melhor resultado da marca na história e coloca a plataforma como a segunda maior do setor por aqui, ficando atrás apenas do Mercado Livre. Em terceiro lugar, está a Amazon.
Parceria entre a Shopee e o Sebrae
Atualmente, são mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados na plataforma, responsáveis por 90% do que é comercializado pela Shopee no país. No ano passado, a Shopee assinou um acordo de cooperação técnica com o Sebrae para ajudar os donos de micro e pequenas empresas (MPE) com capacitações online sobre como vender na plataforma ou alavancar os negócios de forma geral. O projeto prevê oficinas, mentorias especializadas e acesso gratuito a uma jornada de aprendizagem para vendas em canais digitais.
Incentivo à compra de pequenos negócios
O estímulo à compra dos pequenos negócios, inclusive pelas plataformas de marketplace, foi o motivo da campanha Compre do Pequeno em 2024, realizada pelo Sebrae no mês em que se comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa. A campanha teve o objetivo de incentivar o consumo consciente, com prioridade para as MPE no momento da compra.
Cursos do Sebrae para empreendedores
Para apoiar os pequenos negócios no mercado digital, o Sebrae disponibiliza cursos essenciais:
- Up Digital: Programa de aceleração digital composto por aulas e mentorias ao vivo para transformar a presença digital dos negócios.
- Criação de site empresarial: Curso dividido em oito módulos para instruir na construção de sites.
- Customer Success: Curso sobre essa estratégia e suas métricas para melhor atender o público e mensurar resultados.
Fonte: agenciasebrae.com.br