Confira a retrospectiva meteorológica de outubro de 2025 em Santa Catarina, com chuva abaixo da média e episódios de ventos intensos. Veja os detalhes!
Meteorologista: Jéssica Silva
Outubro é marcado pela transição entre inverno e verão, podendo apresentar características de ambas as estações. É um período mais chuvoso, especialmente no Oeste e Sul catarinense, com volumes entre 200 e 250 mm. Nas demais regiões, a média varia de 125 a 200 mm, sendo menores no litoral. Em 2025, Santa Catarina registrou chuva abaixo da média, com os menores acumulados no Meio-Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí (50 a 150 mm) e os maiores no Oeste (200 a 300 mm).
A região do Oeste teve a maior quantidade de dias sem chuva, seguida pelos Planaltos, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí. Por outro lado, a Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte tiveram menos dias sem chuva. O mês foi marcado por episódios de ventos fortes e ressaca no litoral catarinense. Destaque para as intensas rajadas de vento no leste catarinense entre 18 e 19 de outubro, com registros de danos e ressaca marinha. A Defesa Civil alerta para acompanhar os avisos meteorológicos diários.

Tags: ClimaSC, DefesaCivil
Fonte: defesacivil.sc.gov.br




























