Conheça o projeto Cine.edu da UFSC que permite que crianças e jovens expressem suas histórias, paisagens e costumes em vídeo-cartas sobre seus territórios, promovendo a troca cultural.
O Projeto Cine.edu
O Cine.edu, projeto de extensão da pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, utiliza cinema, arte e letramento digital para incentivar crianças e jovens a expressarem-se em vídeo-cartas sobre seus territórios. Coordenado pela professora Andréa Scansani, o projeto visa estimular um olhar crítico sobre o território e troca de experiências entre crianças de distintos contextos.
Atividades em Florianópolis e Salvador
Na Escola da Infância Professora Neuza Paula da Silveira, em Florianópolis, as vídeo-cartas são parte das aulas de informática sob a orientação da professora Nali Pedroso Nunes. Estudantes visitaram o Colégio Estadual Professora Marileine da Silva, em Salvador, para compartilhar experiências com alunos do Ensino Médio.
Diversidade Cultural e Troca de Experiências
O projeto envolve atividades com convidados como Rafael Sifontes Bracho do projeto Cine Caribe, abordando a diversidade cultural e territorial. As oficinas incluem viagens virtuais, produções audiovisuais e atividades como entrevistas ministradas por profissionais como Priscila dos Anjos.
Formação e Integração
O Cine.edu não se restringe às vídeo-cartas, promovendo ações de formação de professores, debates cineclubistas e integração sociocultural de estudantes intercambistas, usando o cinema como ferramenta educativa e de reflexão.
Tags: CineEdu, TrocaCultural
Fonte: noticias.ufsc.br