Conheça o projeto que fortalece práticas pedagógicas com ênfase no letramento literário e na valorização das culturas infantis. Formação de leitores e educadores através da poesia e dos livros.
O Ciclo de Oficinas Literárias: Transvendo Escolas
O projeto O Ciclo de Oficinas Literárias: Transvendo as Escolas, chega à terceira edição no Câmpus Garopaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Pescaria Brava. Com apoio da Fundação Catarinense de Cultura, através do Prêmio Elisabete Anderle 2024, a iniciativa da professora Luana de Gusmão visa fortalecer práticas pedagógicas com foco no letramento literário e na valorização das culturas infantis.
Formação de Leitores e Educadores
A formadora Gabriela Romeu, em uma das etapas presenciais, ressaltou a importância do projeto para a formação de leitores, que vão além dos livros, explorando novos mundos. Destacou ainda a relevância de encantar os professores para encantar as crianças, promovendo uma visão poética do mundo.
Atividades e Material Formativo
Professores de diversos municípios participam das atividades, com destaque para os 40 professores de Pescaria Brava, que receberam o kit formativo. Entre as obras trabalhadas estão “Poemas do Jardim”, “Caixinha de Guardar o Tempo” e “Terra de Cabinha – Pequeno Inventário de Meninos e Meninas do Sertão”.
A formação, que inclui atividades presenciais e a distância, se estenderá até o final do semestre. Acesse o site do projeto para mais informações e programação.
Por Carla Algeri | Jornalista do IFSC
Fonte: ifsc.edu.br




















