Conheça o novo regulamento do Catarinense Fort Atacadista 2026, que terá início em 07 de janeiro e trará mudanças significativas. Saiba mais sobre a divisão dos grupos, as fases da competição e as vagas em competições nacionais.
Novo regulamento e formato do Catarinense Fort Atacadista 2026
O Catarinense Fort Atacadista começou a ser organizado fora das quatro linhas. Nesta segunda-feira (13/10), foi realizado o Conselho Técnico da principal competição do futebol de Santa Catarina. Na reunião, foi definido o novo regulamento do campeonato além de outros detalhes sobre a disputa. O Estadual da próxima temporada será iniciado em 07 de janeiro e terá o seu encerramento em 08 de março, com 12 datas no total. Com o novo formato, todos os clubes da elite jogarão entre 10 e 12 partidas no Catarinense.
Divisão dos grupos e fases da competição
O novo regulamento terá uma mudança significativa em relação às últimas temporadas. Os 12 clubes estarão divididos em duas chaves na primeira fase. Os times de um grupo jogarão contra a outra chave, ou seja, os duelos de etapa inicial serão de Grupo A x Grupo B, totalizando seis rodadas. Cada time jogará três partidas como mandante e outras três como visitante. Os quatro primeiros de cada chave irão avançar para as quartas de final e os dois últimos jogarão o quadrangular do descenso.
Vagas em competições nacionais e novidades
Os dois finalistas garantirão vaga na Copa do Brasil e também na Copa Sul/Sudeste de 2027. Os dois clubes com melhor campanha, sem vagas garantidas em competições nacionais, irão se classificar para a Série D de 2027. Uma das principais novidades do Catarinense Fort Atacadista para a próxima temporada é a Taça ACESC 70 Anos, onde será definida uma terceira vaga na Copa do Brasil de 2027.
Decisão e permanência na elite
Os quatro times jogarão entre si, em turno e returno, para definir a permanência na elite para 2027. Apenas o primeiro colocado da disputa garantirá a vaga na Série A de 2027. Os três últimos jogarão a Série B de 2027. A decisão visa adequar as competições do calendário catarinense ao novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que terá início no próximo ano.
Conselho Técnico e representantes dos clubes
O Conselho Técnico da competição foi comandado pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti. Também compuseram a mesa da reunião o secretário geral, Cláudio Gomes; o diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim; o procurador-jurídico, Rodrigo Capella; e o diretor do Departamento de Arbitragem, Kleber Lucio Gil. Representaram os clubes na reunião os presidentes e diretores dos times participantes.
Tags: CatarinenseFortAtacadista, Regulamento2026
Fonte: fcf.com.br