Saiba como a UFSC colabora com propostas biocêntricas na Carta-Manifesto à COP30. Conheça a participação de professoras da universidade na COP 30 e no Seminário de Extensão na Pós-Graduação. Confira ainda lançamentos e premiações recentes da UFSC.
Carta-Manifesto à COP30
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) subscreve a Carta-Manifesto à COP30, reunindo propostas e ideias de cientistas e pensadores do Sul Global para uma mudança biocêntrica baseada na valorização dos bens comuns, inovação e cooperação. O e-book, resultado das reflexões do V Planeta.Doc Conferência, será enviado à Presidência da COP30 com apoio de entidades como Andifes, MMA e outras instituições de ensino superior.
Professoras na COP 30
As professoras Regina Rodrigues e Marina Hirota, da UFSC, participarão da COP 30 em Belém do Pará. Elas fazem parte da equipe editorial do 10 New Insights in Climate Science 2025/2026, um documento relevante sobre o tema. Representando pesquisadores que construíram o documento, as professoras se unem ao cientista Johan Rockström, idealizador do conceito de “fronteiras planetárias”.
Seminário de Extensão na Pós-Graduação
O II Seminário de Extensão na Pós-Graduação – Saberes em Movimento, realizado em conjunto com a Udesc, destaca a importância do relacionamento das universidades com a comunidade. Com mesas-redondas, oficinas, exposições e atividades culturais, o evento encerra nesta sexta-feira, 7 de novembro, às 18h.
Gestão Novembro Negro
Nesta sexta-feira, a organização do Novembro Negro da UFSC promove oficinas de capoeira e letramento racial em Florianópolis. No sábado, a programação se estende ao centro da capital catarinense, com a visita guiada “Territórios negros em Florianópolis”. As atividades seguem até o fim do mês.
Outros Destaques
A revista Cadernos de Tradução lança edição temática sobre Tradução e Interculturalidade: Chinês-Português. Egresso da pós-graduação em Ciência da Informação da UFSC recebe prêmio da ABEC Brasil. Além disso, eventos como as Jornadas Antropológicas e a exposição sobre os 50 anos da Independência de Angola marcam a agenda da universidade.
Tags: UFSC, NovembroNegro
Fonte: noticias.ufsc.br















