Participantes da capacitação em saúde mental na Serra Catarinense, promovida pela SES, recebem ferramentas para manejo de transtornos mentais na APS.
Capacitação em Saúde Mental na Serra Catarinense
Dando continuidade às ações de capacitação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Regional de Saúde de Lages, foi realizada, em maio, a Turma B do Programa de Ação para Reduzir as Lacunas em Saúde Mental (MhGAP). O evento aconteceu na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). A formação foi conduzida por facilitadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): a psicóloga Fabiana Chicralla Siqueira e a médica de saúde da família e comunidade Debora Teixeira.
Melhorando a Atenção Primária à Saúde
A abordagem foi dinâmica e prática, com foco no manejo de transtornos mentais na Atenção Primária à Saúde (APS). Participaram 37 profissionais de nível superior, representantes de todos os municípios da Serra Catarinense, incluindo enfermeiros, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e médicos. A diversidade de formações dos participantes fortalece o cuidado multiprofissional em saúde mental e reforça o compromisso regional com a qualificação da atenção integral.
Parceria Estratégica para o Fortalecimento da Linha de Cuidado em Saúde Mental
No Estado de Santa Catarina, essa capacitação é realizada por meio de uma parceria entre a SES/SC, o Hospital Israelita Albert Einstein e a UERJ. Ela integra as ações do PlanificaSUS na Serra Catarinense, sendo uma das estratégias voltadas ao fortalecimento da linha de cuidado em saúde mental na Atenção Primária, promovendo a integração entre os pontos de atenção, a qualificação dos profissionais e a melhoria contínua dos processos de trabalho.
Tags: SaúdeMental, Capacitação
Fonte: estado.sc.gov.br