Capacitação em Saúde para Investigação de Surto de Doenças Transmitidas pela Água e Alimentos na Região do Planalto Norte
Capacitação em saúde para profissionais da região do Planalto Norte visando investigação e controle de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos e Água. Saiba mais sobre os principais sintomas e a importância do treinamento.
Capacitação em Saúde para Investigação de Surto de Doenças Transmitidas pela Água e Alimentos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com diversos órgãos, promove entre os dias 18 a 20 de fevereiro uma capacitação para profissionais da saúde da região do Planalto Norte. O objetivo é preparar os participantes para prevenção, investigação e controle de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTHA) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA).
O treinamento reuniu 55 profissionais da Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Unidades de Pronto Atendimento e hospitais dos municípios da Regional, com destaque para a presença de Ana Paula Corrêa Burigo, chefe da Divisão de DTHA da DIVE, gerente de Saúde da Regional de Mafra, Cintia Aguiar, e secretário municipal de Saúde de Mafra, Plínio Saldanha.
Principais Sintomas de DTHA
As Doenças Transmitidas por Alimentos e Água são causadas pelo consumo de alimentos ou bebidas contaminados, com sintomas como anorexia, náuseas, vômitos, diarreia, podendo estar acompanhados de febre. Diversos agentes, como bactérias, vírus, parasitas e substâncias tóxicas, podem ser responsáveis por essas doenças.
Um surto de DTHA ou DDA ocorre quando duas ou mais pessoas apresentam sintomas após ingerirem alimentos ou água da mesma origem. No caso de doenças graves, como Botulismo e Cólera, um único caso já caracteriza um surto.
Fonte: estado.sc.gov.br