Capacitação de Catadores: Sebrae promove projeto para formalização e aumento de renda
A falta de oferta de oportunidades de trabalho levou a maranhense Maria Raimunda Silva a se unir com pessoas na mesma situação e organizar a Coopvila, oficina de reciclagem de madeira, em São Luís. Desde 2013, o grupo formado por 4 homens e 11 mulheres atende encomendas de cadeiras, sofás, bancos e mesas feitas do material reciclado que obtêm a partir da doação de empresas.
A outra opção era trabalhar em casa de família. Na reciclagem, a renda varia muito, mas temos mais flexibilidade de horário”, diz Maria.
Para ter mais encomendas, a associação precisa de divulgação e de veículo para a coleta dos materiais doados. A expectativa é que essas dificuldades possam ser amenizadas com o apoio do Sebrae, graças ao projeto Pró-Catadores.
A ideia é que, por meio do atendimento direto às cooperativas relacionadas à economia circular, o Sebrae possa orientar catadores e catadoras quanto à formalização de negócios, gestão e produtividade, além de incentivar parcerias com o setor público e prover auxílio técnico para que prefeituras contratem cooperativas de reciclagem.
O Pró-Catadores integra um amplo compromisso do governo federal para o segmento, coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República através do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), onde o Sebrae participa como convidado.
Em 2025, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Piauí, Sergipe, Bahia, Paraná e Mato Grosso serão incluídos no programa, que pretende atender mais de 5 mil catadores e 250 cooperativas. Segundo Dorival Rodrigues, fundador da Federação Catarinense de Catadores e Catadoras, a profissionalização pode ampliar a renda e a formalização dos catadores.
O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República confirmou o compromisso do governo federal em destinar recursos para cooperativas e associações de catadores, com apoio de instituições financeiras. O evento Expo Catadores reúne representantes do setor para discutir soluções inovadoras e impactantes para a economia circular.
Saiba mais: agenciasebrae.com.br