Internacionalização da Aviação Catarinense em 2024
A consolidação de Santa Catarina com o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do Brasil em 2024 comprova os resultados positivos das políticas públicas e parcerias estratégicas. As rotas internacionais inéditas, como as da Copa Airlines e TAP, conectaram o Estado com a América Central, América do Norte e Europa.
Iniciativas e Resultados
Com um crescimento acima de 200%, Santa Catarina registrou picos de movimento de passageiros internacionais, consolidando-se como o aeroporto de Florianópolis. Destaque para a concessão do Aeroporto de Jaguaruna e investimentos em aeroportos regionais.
Investimentos e Projetos Futuros
Em 2024, foram anunciados mais de R$ 11,6 milhões em obras nos Aeroportos de Forquilhinha, Blumenau, Correia Pinto, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e Lages. Projeções indicam investimentos de R$ 254 milhões nos aeroportos catarinenses até 2044.
Crescimento Portuário e Ferroviário
Além dos avanços na aviação, a SPAF registrou crescimento nos portos de São Francisco do Sul, Imbituba e investimentos em melhorias no acesso ao Porto de Laguna e Itajaí. Projetos ferroviários estão em andamento para integrar Santa Catarina aos estados vizinhos.
Saiba mais: estado.sc.gov.br