Artesanato de barro de Santana do São Francisco conquista registro de Indicação Geográfica, valorizando a cultura material e fortalecendo a tradição local. Saiba mais!
Artesanato de Barro em Sergipe
O artesanato de barro de Santana do São Francisco, município localizado a 114 km de Aracaju, tornou-se a mais nova Indicação Geográfica (IG) brasileira. Este registro, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) nesta terça-feira (3), representa a 153ª IG do país e a 19ª relacionada ao artesanato. Este é o segundo reconhecimento para Sergipe, após a IG da renda irlandesa de Divina Pastora em 2012.
Valorização Cultural e Oportunidades de Negócios
A analista Maíra Fontenele Santana, da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, destaca que o registro da IG fortalece a conexão entre o artesanato e o território, proporcionando maior segurança jurídica e abrindo portas para novos negócios. Além do impacto nas vendas, a valorização da IG impulsiona o turismo, parcerias públicas e privadas, a governança regional e o senso de pertencimento.
Reconhecimento Nacional e Novas Perspectivas
No Brasil, existem 19 IGs de artesanato, envolvendo 263 municípios em 12 estados. Dentre elas, 13 estão localizadas no Nordeste. Outros pedidos de IG estão em andamento, como a cerâmica de Rosário (MA) e as figuras de argila de Taubaté (SP), aguardando avaliação no INPI.
O trabalho do Sebrae, que envolve capacitação e estruturação de governança, é fundamental para auxiliar os empreendedores no processo de reconhecimento das IGs, agregando valor aos produtos e às regiões produtoras.
Tags: artesanato, SantanaDoSãoFrancisco
Fonte: agenciasebrae.com.br