A Defesa Civil de Santa Catarina presta apoio às vítimas do temporal em Abelardo Luz, com atendimento preliminar e solicitação de Itens de Ajuda Humanitária.
Situação atual em Abelardo Luz
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC) está atuando no apoio ao processo de recuperação da cidade de Abelardo Luz, atingida por fortes chuvas, granizo e ventos intensos no último domingo, 12 de setembro. O temporal causou destelhamento, queda de árvores, danos em estradas públicas, estradas vicinais e prejuízos à agricultura e à pecuária do município.
Danos e atendimentos
De acordo com dados da Defesa Civil Municipal e da Coordenadoria da Defesa Civil na região de Xanxerê, são 384 pessoas afetadas diretamente, 128 residências danificadas e 689 unidades consumidoras sem energia elétrica. Danos também foram registrados em estruturas públicas e comunitárias, como escolas, unidades de saúde, estradas e igrejas.
Ações da SPDC
A equipe da SPDC está atuando em parceria com o município na remoção de galhos, entrega de lonas e levantamento de danos junto às comunidades afetadas. Além disso, os Itens de Ajuda Humanitária solicitados incluem mais de 4 mil unidades de telhas em diferentes tamanhos.
Localidades mais afetadas
As localidades mais impactadas pelo temporal são Assentamento Indianópolis, Treze de Novembro, José Maria, Capão Grande, Papuã, Juruá, Recanto Olho d’Água, Santa Rosa, Rincão Torcido, 25 de Maio, Volta Grande, Bela Vista, Três Palmeiras, Roseli Nunes e Barro Preto.
Tags: DefesaCivil, AjudaHumanitária
Fonte: defesacivil.sc.gov.br