Confira a análise da irregularidade de chuvas em Santa Catarina no mês de maio de 2025, que apesar de ter chuvas abaixo da média, teve tornados e microexplosões. Veja as anomalias de precipitação, tempestades e a ocorrência de neve.
Irregularidade de Chuvas em Maio de 2025
O mês de maio de 2025 foi marcado pela maior irregularidade de chuvas em Santa Catarina. Apesar de não haver influência dos fenômenos El Niño/La Niña, com a condição de Neutralidade sendo observada, as chuvas foram menos frequentes e volumosas que o normal para esse período.
Neste mês, as anomalias de precipitação variaram entre -40 e -80 mm na maior parte do estado, sendo observados desvios ainda mais negativos em áreas do Meio-Oeste e Litoral Sul próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Mudanças Bruscas no Clima
O avanço de uma intensa frente fria pelo estado no dia 9 desencadeou a formação de nuvens de tempestades associadas a um Sistema Convectivo de Mesoescala, resultando em tornados e vendavais em algumas regiões, como Palmitos e Santo Amaro da Imperatriz.
Ocorrência de Neve
No final do mês, com a chegada de uma massa de ar frio, foi registrada a primeira precipitação invernal/neve do ano nos pontos mais altos de Urupema na Serra Catarinense.
Tempestades e Microexplosões
No dia 22, uma supercélula produziu uma microexplosão no município de São Miguel do Oeste. Esses eventos climáticos marcaram um mês atípico para Santa Catarina.
Para mais detalhes e imagens ilustrativas, acesse o artigo completo.
Fonte: Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
Tags: ChuvasSC, EventosClimáticos
Fonte: defesacivil.sc.gov.br




