Acordos Coletivos em Florianópolis: Sucesso nas Negociações do Piso Regional
Florianópolis, 13/11/24 – Destaque no encontro regional da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva, onde foram fechados 14 anos de acordos coletivos entre o setor produtivo e trabalhadores catarinenses.
O evento, realizado pela Superintendência Regional do Trabalho em Santa Catarina e promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na Assembleia Legislativa, teve como objetivo fomentar a cultura da negociação coletiva, reunindo representantes de trabalhadores, empregadores e especialistas do setor.
O Modelo Catarinense de Negociações Sindicias
A gerente executiva de relações de trabalho da FIESC, Maria Antônia Amboni, destacou a experiência da entidade nas negociações do piso mínimo regional, enfatizando que o modelo catarinense é referência em todo o Brasil. Este é o único estado a concluir 14 anos de consenso com acordos, fortalecendo o papel das entidades, o diálogo e respeito mútuos, e a harmonia nas relações de trabalho.
Avanços na Legislação Trabalhista
Maria Antônia também ressaltou os principais avanços na legislação trabalhista, trazidos pela reforma de 2017, que garantiu mais segurança jurídica para as convenções coletivas, permitindo maior autonomia na negociação.
Homenagens aos Negociadores
No evento, Carlos José Kurtz, negociador do piso regional representando as federações patronais, e Ivo Castanheira, diretor sindical do Dieese/SC e da FECESC, líder da negociação representando os trabalhadores, foram homenageados pela Superintendência Regional do Trabalho em Santa Catarina pelos esforços em prol da negociação do piso regional.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Saiba mais: fiesc.com.br