Inauguração do Espaço Chico Mendes na COP30 em Belém, com participação de autoridades e representantes da sociedade civil. Saiba mais sobre o evento e sua importância para a sustentabilidade.
Uma plateia diversa, formada por importantes grupos da sociedade civil, participou da abertura do Espaço Chico Mendes e Fundação Banco do Brasil na COP30, em Belém, na noite deste domingo (9). O evento busca dar visibilidade à ciência e a projetos de base sustentável, fomentar experiências de inclusão produtiva e projetar ações que traduzem, em escala local, o que o planeta discute em escala global durante a conferência do clima.
A cerimônia contou com autoridades como Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações; a princesa Esmeralda da Bélgica; Jorge Viana, presidente da ApexBrasil; e o presidente do Sebrae, Décio Lima, entre outros. A abertura também teve a presença das filhas e neta de Chico Mendes, seringueiro e ambientalista assassinado em 1988.
Legado de Chico Mendes e Sustentabilidade
Décio Lima relembrou o legado de Chico Mendes e a bioeconomia como uma utopia possível em meio à emergência climática. Marina Silva rememorou sua convivência com Chico Mendes e destacou a atuação integrada das instituições em defesa da floresta.
Programação e Parcerias
O Espaço Chico Mendes ao longo da COP30 incluirá debates, rodas de conversa e exposições, destacando soluções construídas por comunidades tradicionais e iniciativas de bioeconomia. O Sebrae, parceiro histórico da Fundação BB, mantém cooperações em educação empreendedora e fortalecimento de negócios solidários urbanos e rurais.
Presença do Sebrae na COP30
Com estande na Green Zone, o Sebrae oferece uma experiência imersiva inspirada na Amazônia, promovendo inovação e cultura. Além disso, a Zona do Empreendedorismo no Parque Belém Porto Futuro e ativações urbanas reforçam a presença e apoio aos pequenos negócios durante a conferência.
Tags: ChicoMendes, Sustentabilidade
Fonte: agenciasebrae.com.br