Conheça as soluções propostas na Coleta Hack, maratona de inovação que busca melhorar as condições de vida dos catadores de resíduos sólidos. Descubra como estudantes da Ufba desenvolveram projetos sustentáveis e inovadores.
Coleta Hack: Transformando o Trabalho dos Catadores de Resíduos
A premiação de ideias para melhorar as condições de trabalho dos catadores de resíduos sólidos aconteceu no encerramento da “Coleta Hack”, uma maratona de criatividade e inovação que movimentou o IHACLab-i, PAF-V, no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), de 23 a 25 de outubro.
Promovida pelo Sebrae Nacional em parceria com o Sebrae Bahia, a imersão com 50 estudantes de 22 cursos de graduação da Ufba teve como propósito levantar as principais problemáticas enfrentadas pelos catadores autônomos e propor soluções inovadoras e sustentáveis para melhorar a qualidade das condições de trabalho.
Ao final do evento, três equipes receberam prêmios. Com webinars preparatórios, atividades de campo, mentorias com especialistas e prototipagem de soluções utilizando a infraestrutura do laboratório, a maratona proporcionou oficinas, rodadas de pitch e instrumentos para criação, experimentação e validação dos projetos.
Para o gerente adjunto da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Fausto Cassimiro, o objetivo do evento foi cumprido.
“A palavra desse evento foi engajamento. As equipes em todos os momentos foram muito engajadas, muito dedicadas a fazer tudo acontecer. A maioria das ideias tem potencial para virar negócio, e agora vamos pegar as principais e estudar a implementação”, declarou.
“Os catadores e as cooperativas são o elo mais importante da cadeia da reciclagem. São uma parte fundamental dessa equação que a gente quer resolver. O Sebrae tem um papel muito importante de estruturar essa cadeia produtiva da qual eles fazem parte”, afirmou Cassimiro.
Coleta Hack 2025 e Apoio Institucional
O Coleta Hack 2025 contou com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, da Tetra Pak Brasil, da Camisas Polo Salvador e da Bocazul.
Premiação e Projetos Vencedores
Onze equipes multidisciplinares foram formadas com estudantes de diferentes cursos da Ufba. As melhores propostas desenvolvidas foram premiadas com aparelhos eletrônicos e mentorias especializadas em modelagem de negócios, estratégias, e consultoria.
A equipe “Note!” ficou com o primeiro lugar, apresentando o protótipo de um kit para recolher e compactar resíduos sólidos, composto por uma pá e duas placas de metal para ajudar a amassar latinhas de alumínio e outros materiais, e uma bolsa retrátil, que se expande conforme vai sendo utilizada. O segundo lugar ficou para a equipe “Thousand Sunny”, que apresentou um protótipo de uma “garra” que permite coletar com mais eficiência e segurança diferentes tipos de materiais. Em terceiro lugar, a equipe “Coleta Massa” desenvolveu a ideia de um aplicativo de gestão de tempo, de tarefas e de apoio logístico para estabelecer uma ponte entre os catadores, a sociedade e organizar o mercado de trabalho.
Depoimentos e Reflexões
Para o professor da Escola de Belas Artes da Ufba, Paulo Gomes, foi um momento de valorização da universidade pública e dos estudantes. “Foi muito interessante ver esses alunos se preocupando com problemas reais da sociedade e propondo soluções possíveis. Isso já é um ganho para todo mundo. A universidade pública é a casa do conhecimento e a gente precisa de conhecimento para resolver os problemas enormes que a gente tem. Por isso a gente tem que valorizar a universidade pública e seus estudantes“, afirmou.
Catadora autônoma, a diretora executiva da Pimp My Carroça, Nanci Darcollete, expressou sua satisfação em participar do evento e falou sobre a importância da imersão. “Inovar tem que ter esse lado do coração. Aqui eles estão inovando com o coração, com realidade e com presença. Esses três dias foram muito importantes porque despertam em mim uma esperança real de uma renovação, de inovações estruturantes, voltadas para o dia a dia das pessoas. Além do Sebrae, que foi maravilhoso, a Ufba também teve um papel muito importante, pois os professores que participaram foram muito importantes, humanos. Eles querem que de fato a educação seja transformadora e realista”, destacou.
“Aqui é um sentimento de renovação e de esperança. Tô vendo todo mundo querendo dar um incentivo na questão dos ecossistemas, que tem a ver com mar, com a natureza, com as pessoas, com as empresas, com o governo e com o protagonismo dos catadores de material reciclado. Isso aqui é um sonho sendo realizado. Para mim, é um sentimento de felicidade saber que nós estamos nos movimentando”, ressaltou a representante dos catadores, a presidente do Conexão Cidadã e do Movimento de Catadores de Material Reciclado Nacional (MNCR), Anne Mone Santos.
Tags: ColetaHack, Inovação
Fonte: agenciasebrae.com.br

























