Saiba como a Defesa Civil de Santa Catarina capacitou os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul em Sistema de Comando em Operações (SCO) para aprimorar a gestão de respostas a emergências e desastres. Confira!
Capacitação em Sistema de Comando em Operações fortalece atuação dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul
A Coordenadoria Regional de Jaraguá do Sul promoveu uma atividade para qualificar ainda mais as operações dos Bombeiros Voluntários. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC) concluiu a capacitação em Sistema de Comando em Operações (SCO) para os Bombeiros. O treinamento foi dividido em duas etapas cruciais para aprimorar a gestão de respostas a emergências e desastres.
Qualificação dos Comandantes
O primeiro momento, realizado nos dias 3 e 4 de setembro, foi focado nos comandantes dos Bombeiros Voluntários da região. O objetivo era nivelar o conhecimento tático e gerencial necessário para a tomada de decisões em situações críticas.
Treinamento Operacional
O segundo momento, realizado no último dia 21, foi dedicado ao operacional, garantindo que as equipes em campo dominem a metodologia do SCO para atuar de forma coordenada, eficiente e segura durante as operações.
Segundo Douglas D’Avila Bida, coordenador regional da Defesa Civil em Jaraguá do Sul, “a utilização do Sistema de Comando em Operações é fundamental para padronizar a resposta, facilitar a comunicação e integrar as diversas agências envolvidas em um incidente, reforçando a capacidade de resposta da região.”
O coordenador parabenizou os Bombeiros Voluntários pela dedicação e a Defesa Civil pelo investimento na segurança da comunidade.
Tags: BombeirosVoluntários, DefesaCivil
Fonte: defesacivil.sc.gov.br























