Descubra como o empreendedorismo feminino tem sido o ponto de virada na vida de muitas mulheres, promovendo autonomia, transformação e significado.
Empreendedorismo Feminino: O Poder da Autonomia e Transformação de Vidas
Para muitas mulheres, empreender tem sido um ponto de virada transformador. Ao começar um pequeno negócio, elas garantem o sustento da família, redescobrem sua força e conquistam autonomia, dando um novo significado às próprias trajetórias.
Empreender é um ato de liberdade e recomeço. A empresária baiana Anna Telles afirma: ‘Empreender é um portal para a liberdade. Financeiramente, é a única forma de romper ciclos da escravidão moderna e ajudar outras pessoas a se libertarem também e realizar sonhos’.
O Testemunho de Anna Telles
Com uma marca própria para cabelos crespos e cacheados, Anna Telles, em uma história inspiradora, lembra que o empreendedorismo entrou em sua vida por sobrevivência. De uma realidade de extrema pobreza, ela chegou a morar nas ruas na adolescência, onde sua habilidade de fazer tranças a ajudou a não cair em situações adversas. Hoje, além de mudar a vida de sua família, realiza projetos sociais para ajudar outras pessoas a prosperar através do empreendedorismo.
A gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, Georgia Nunes, destaca que o empreendedorismo não se resume à geração de renda, sendo uma ferramenta poderosa para o empoderamento e inclusão produtiva das mulheres.
Dados Reveladores
Dados recentes do Sebrae mostram que as mulheres estão cada vez mais presentes no cenário empreendedor brasileiro, representando 33,9% dos empregadores ou trabalhadoras por conta própria, totalizando 10,1 milhões de empreendedoras.
O Inspiração de Inês Santos
Sem apoio, a microempreendedora Inês Santos encontrou no preparo de bolos uma forma de sustento. Hoje, ela inspira outras mulheres a superar dificuldades, mostrando que empreender pode mudar vidas. Sua história, marcada por determinação e resiliência, evidencia o poder transformador do empreendedorismo feminino.
A História de Viviana Flôr
Viviana Flôr, ex-manicure, precisou se reinventar durante a pandemia, apostando em marmitas congeladas para garantir sua renda. Sua dedicação e esforço refletem a importância de empreender para criar novas oportunidades e se manter ativa no mercado, mesmo diante de desafios.
Compre do Pequeno
O Sebrae celebra o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa com a campanha ‘Compre do Pequeno’, valorizando o papel desses empreendedores na economia local. Ao apoiar pequenos negócios, contribuímos para o desenvolvimento das comunidades e geração de empregos.
Tags: EmpreendedorismoFeminino, TransformaçãoDeVidas
Fonte: agenciasebrae.com.br
