Conheça o investimento da Defesa Civil de Santa Catarina na instalação de estações de monitoramento dos rios no Meio Oeste, visando prevenir danos em crises climáticas.
Novas Estações de Monitoramento Fluvial no Meio Oeste de SC
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC) instalou uma nova estação hidrológica na ponte do Rio do Peixe, dividindo Joaçaba e Herval D’Oeste. Esse investimento faz parte do plano de instalação de 130 novas estações de monitoramento fluvial em todo o estado, com o objetivo de concluir as instalações até o final deste ano.
Expansão do Monitoramento
Joaçaba, Herval D’Oeste e Capinzal já contam com novas estruturas de monitoramento dos rios, visando observar a quantidade de chuvas e a altura dos rios. Além disso, outras cidades receberam estações meteorológicas para acompanhar o impacto das chuvas, comportamento dos ventos e temperaturas.
O coordenador regional da Defesa Civil em Joaçaba, David Azevedo de Souza, destaca a importância dessas estações para prevenir situações de risco e garantir a segurança da população em eventos climáticos extremos.
Benefícios das Estações
Todas as estações hidrológicas estão equipadas com câmeras, sensores, réguas de medição, alimentação solar, baterias e transmissão de informações em tempo real via satélite.
Tags: MonitoramentoFluvial, DefesaCivilSC
Fonte: defesacivil.sc.gov.br