Conheça os avanços dos projetos premiados no Desafio IFSC de Ideias Inovadoras apresentados no Sepei 2025. Veja como as equipes transformaram ideias em negócios reais com apoio do Sebrae e mentores especializados.
O Desafio IFSC de Ideias Inovadoras e o Sepei 2025
Os projetos premiados na edição 2024 do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras voltaram a ganhar destaque no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei 2025), no Câmpus Palhoça Bilíngue. Um ano após o lançamento do edital, as equipes compartilharam seus avanços em apresentações conduzidas pelos professores Cynthia Beatriz Scheffer e Guilherme Ranzolin Piazzetta. Também acompanharam a atividade a ex-pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Flavia Maia Moreira, e o atual ocupante do cargo, Tiago Semprebom.
O Desafio IFSC de Ideias Inovadoras
Criado em 2012, o Desafio tem caráter educacional e busca estimular o empreendedorismo e a inovação tecnológica entre estudantes do IFSC. Promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a iniciativa tem entre seus objetivos fomentar a cultura empreendedora, ampliar as oportunidades de atuação profissional, aproximar alunos dos ecossistemas de inovação locais e regionais e apoiar a criação de novos empreendimentos de base tecnológica.
Etapas do Desafio
De acordo com o regulamento, o Desafio foi estruturado em quatro etapas: (1) inscrição das equipes e submissão das ideias inovadoras; (2) capacitação de empreendedores pelo Sebrae, com uso de metodologias de modelagem de negócios e mentorias coletivas e individualizadas; (3) apresentação das propostas no formato pitch, durante um Demoday virtual, avaliado por banca externa; e (4) execução e aceleração das propostas vencedoras, com apoio financeiro e acompanhamento técnico.
Equipes Vencedoras e Resultados
No Sepei 2025, foram apresentados os resultados de cinco das seis equipes vencedoras do Desafio IFSC 2024, incluindo a AgroSmart, que desenvolveu um projeto de comedouro automatizado para pequenos pecuaristas. A equipe, formada por estudantes de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí, busca oferecer mais controle alimentar para os produtores, evitando perdas financeiras devido à desnutrição do gado.
A estudante Yasmin Schramm Alves destacou a importância do programa para a consolidação da ideia e a evolução do projeto, que agora está na fase de testes com pets, visando expandir para o mercado de gado. A equipe participou de programas de aceleração e está focada em transformar o projeto em uma startup viável.
Consolidação e Futuro do Desafio
O acompanhamento das equipes um ano após o Desafio confirma o impacto da iniciativa. Alunos apresentam resultados promissores, com potencial de patente e impacto prático na sociedade, mostrando o compromisso do IFSC com a inovação e o empreendedorismo. Com o interesse do Sebrae em expandir o modelo nacionalmente, o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras se destaca como uma ação relevante no cenário do ensino público, evidenciando o papel do Instituto Federal de Santa Catarina como referência na área.
Por Maykon Oliveira | Jornalista do IFSC
Fonte: ifsc.edu.br