Acompanhe o avanço da macrodrenagem do Rio da Palha com a substituição de galeria no bairro Ipiranga em São José. Obra de infraestrutura hídrica para eliminar alagamentos recorrentes.
Avanço da Macrodrenagem do Rio da Palha
A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, interditou a Rua Paulino Júlio de Souza no bairro Ipiranga para a substituição de uma antiga galeria. Um túnel foi aberto para a descida de uma máquina Bobcat, responsável pela limpeza de 1,5 metro de lodo acumulado.
Posteriormente, uma nova galeria será instalada, dando continuidade às obras de macrodrenagem do Rio da Palha. Além disso, a reconstrução de quatro edículas e dez muros no bairro está em andamento, ações necessárias para a intervenção.
Com investimento de R$ 4,2 milhões, a obra visa eliminar alagamentos recorrentes no bairro Ipiranga, causados pelo Rio da Palha. A capacidade de escoamento da água das chuvas será significativamente aumentada, beneficiando a comunidade.
Estruturação da Obra
Até o momento, foram instalados 170 metros de tubos e 194 metros de galerias celulares. Faltam apenas 88 metros para a conclusão da estrutura principal, que exigiu escavações profundas de até três metros.
A intervenção abrange sete ruas do bairro, incluindo a recuperação das vias afetadas, recomposição de calçadas e instalação de sinalização viária para valorizar a região e prepará-la para eventos climáticos mais severos.
Impacto Positivo na Comunidade
Essa intervenção de grande porte resolverá um problema crônico enfrentado pela comunidade, promovendo a funcionalidade completa do novo sistema de drenagem. O cuidado técnico e social é fundamental para o sucesso da obra.
Tags: Macrodrenagem, SãoJosé
Fonte: saojose.sc.gov.br























