Confira os dados mais recentes sobre a inadimplência e endividamento em Santa Catarina, com destaque para o aumento do percentual de famílias com contas em atraso.
Aumento da Inadimplência e Endividamento em Santa Catarina
O percentual de famílias com contas em atraso em Santa Catarina atingiu 28,6% em julho, representando um crescimento de 2,6 pontos percentuais em relação a junho e o maior índice em dois anos.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Fecomércio-SC em parceria com a CNC, 8% das famílias afirmaram não ter condições de pagar suas dívidas, o maior patamar de 2025.
O presidente da Fecomércio-SC, Hélio Dagnoni, aponta que o aumento da inadimplência pode estar relacionado aos juros elevados e ao cenário externo desfavorável.
Elevação do Nível de Endividamento
O nível de endividamento em Santa Catarina chegou a 71,8% em julho, com um aumento de 1,5 ponto percentual em relação ao mês anterior. Esse índice mede a disposição das famílias para realizar financiamentos ou compras parceladas de curto, médio e longo prazo.
Apesar da elevação, a inadimplência em Santa Catarina ainda está abaixo da média nacional (30,2%), porém acima da média histórica estadual estimada em 22%.
Tipos de Dívida e Tendências
O cartão de crédito permanece como a principal modalidade de dívida, mencionado por 77,8% dos entrevistados, seguido por carnês, financiamentos e cheque especial. A economista da Fecomércio-SC, Edilene Cavalcanti, destaca a permanência da demanda por crédito mesmo com esforços para conter dívidas.
O crédito pessoal foi a única categoria com aumento, indicando possivelmente uma maior necessidade de liquidez no curto prazo.
Tags: Inadimplência, Endividamento
Fonte: scempauta.com.br