Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil avança com atualização técnica e ambiental do projeto de melhoramento fluvial do Rio Tubarão. Saiba mais sobre as medidas para reduzir riscos de inundações e erosões.
Avanços e Estudos para Atualização do Projeto
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil finaliza termos de referência e avança com as contratações essenciais para atualização técnica e ambiental do projeto de melhoramento fluvial do Rio Tubarão, visando reduzir riscos de inundações e erosões.
Etapas Preparatórias
Recentemente, os Termos de Referência foram finalizados para a contratação de empresas especializadas em dois estudos fundamentais:
– Modelagem hidrológica e hidrodinâmica, incluindo levantamentos de campo para análise de suscetibilidade e exposição a inundações.
– Estudo geotécnico para avaliar a estabilidade das margens e os processos de erosão fluvial.
A Secretaria solicitou ainda a inclusão do estudo da Bacia do Rio Tubarão no programa JICA, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão, buscando alternativas mais eficazes para mitigar os riscos de cheias na região.
Importância da Atualização
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, enfatiza a importância da atualização técnica do projeto para garantir a efetividade das intervenções, visando resultados concretos na mitigação de impactos de cheias e erosões ao longo do Rio Tubarão.
Próximos Passos
O processo licitatório referente à modelagem hidrológica e o estudo geotécnico estão em andamento, com os Termos de Referência finalizados e em fase de cotação para definição do orçamento referencial que viabilizará as contratações.
Agradecimento e Reconhecimento
O Prefeito de Tubarão, Estener Soratto, agradece o empenho do Governo Jorginho Mello em atender essa demanda histórica, essencial para garantir segurança e qualidade de vida à população local.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br
Tags: RioTubarão, DefesaCivilSC
Fonte: defesacivil.sc.gov.br