Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de SC resgata homem com sinais de hipotermia no Pico do Cambirela, em Palhoça. Importância do preparo físico e planejamento adequado em trilhas.
Resgate no Morro do Cambirela em Palhoça
No último dia 25, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou o resgate de um homem com sintomas de hipotermia no Pico do Cambirela, em Palhoça. As equipes foram acionadas após um chamado de emergência feito por uma mãe preocupada com seu filho em situação de risco no cume da montanha.
Detalhes do Resgate
O homem, de 33 anos, havia iniciado a trilha no dia anterior e, devido às condições adversas como chuva intensa, exaustão física, frio e umidade, não conseguiu retornar. Após a localização do homem, que relatava não ter alimentação, estar com roupas encharcadas e sem condições de descer, a equipe de resgate iniciou a subida a partir da base da trilha.
Após aproximadamente três horas de ascensão, a vítima foi encontrada no topo da montanha e submetida a procedimentos de aquecimento, alimentação e hidratação devido aos sinais iniciais de hipotermia. Com o homem estável, o retorno pela trilha teve início com acompanhamento contínuo da equipe. O resgate foi concluído por volta das 16h40, deixando a vítima em segurança próximo à BR-101.
Importância da Preparação e Cuidados
Essa ocorrência destaca a importância do preparo físico, do planejamento adequado e da atenção às condições climáticas ao realizar trilhas na região. O CBMSC orienta que, em caso de emergência, o acionamento deve ser feito imediatamente pelo telefone 193, e recomenda o uso de aplicativos de localização, vestuário apropriado e acompanhamento de guias experientes.
Créditos: Texto: Soldado Guilherme Hülse e estagiária Maria Worm
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Fonte: cbm.sc.gov.br