O evento Transformar Juntos evidenciou a importância do empreendedorismo e inclusão social no desenvolvimento regional. Saiba mais sobre as iniciativas apresentadas!
Empreendedorismo como Política de Governo
O palco principal do evento Transformar Juntos colocou o empreendedorismo no centro do debate do desenvolvimento regional. Quem acompanhou o painel, teve a oportunidade de conhecer exemplos de iniciativas públicas que promovem a inclusão socioprodutiva e criam ambiente favorável aos negócios, a partir da união de lideranças engajadas em seus territórios.
Evolução das Políticas Públicas
O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, celebrou a evolução das políticas públicas voltadas para os pequenos negócios nas últimas décadas. Destacou a criação de políticas que permitiram a participação dos pequenos negócios em compras públicas, o surgimento do MEI e a expansão do Simples Nacional.
“Hoje vemos os governos olhando para o empreendedorismo como uma prioridade. Temos muito por fazer e sabemos como vale a pena, mas só dá para fazer se estivermos juntos.” – Bruno Quick.
Inclusão Socioeconômica
O secretário Luiz Carlos Everton de Farias apresentou o programa Acredita no Primeiro Passo, incentivando o empreendedorismo como alternativa de saída da pobreza. Destacou a importância da capacitação e qualificação para o emprego ou empreendedorismo.
Desenvolvimento Territorial
O painel contou ainda com a participação de Júnior Marreca, apresentando iniciativas do governo estadual do Maranhão que fomentam o empreendedorismo, incluindo a parceria com o Sebrae através do programa Cidade Empreendedora.
Novo Modelo do Programa Cidade Empreendedora
O Gerente Jorge Veneza compartilhou o novo modelo do programa desenvolvido no Mato Grosso do Sul, destacando a importância da parceria com o Sebrae para orquestrar ações em todos os níveis de governo.
Lideranças Transformadoras
O evento também destacou mulheres líderes em suas áreas, como Amanda Costa, que fundou o Instituto Perifa Sustentável, e a ex-prefeita Daniela de Cássia, que defendeu uma liderança mais empática e inclusiva.
Tags: empreendedorismo, inclusãoSocial
Fonte: agenciasebrae.com.br