Operação policial desarticula quadrilha que utilizava criptomoedas para lavar dinheiro do tráfico de drogas. Saiba todos os detalhes e desdobramentos dessa investigação.
Operação Policial em Santa Catarina
A Polícia Civil de Santa Catarina, através do Departamento de Investigação Criminal (DIC Blumenau), realizou uma operação na manhã de hoje (22/07), com o objetivo de combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão domiciliar em Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo, resultando na investigação de três homens. As diligências são fruto de uma investigação iniciada em 2023, que apurou o uso de criptomoedas na lavagem do dinheiro obtido com o comércio de drogas.
Desdobramento da Operação
Após analisar dados de celulares apreendidos, descobriu-se que parte do dinheiro ilícito era lavado através de máquinas de mineração de criptomoedas, fornecidas por um dos investigados. O grupo movimentou mais de R$ 230.000.000,00, evidenciando a gravidade dos crimes investigados.
Medidas Adotadas
Diante das evidências coletadas, o Delegado de Polícia solicitou e obteve autorização judicial para busca e apreensão domiciliar, além da quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico dos investigados, com respaldo do Ministério Público. Durante as ações policiais, foram apreendidos veículos, celulares, equipamentos eletrônicos, dinheiro em espécie e documentação relevante para a continuidade das investigações.
Essas medidas não só desarticularam o esquema ilegal, como também contribuirão para a identificação de outros envolvidos. A Polícia Civil segue empenhada na elucidação dos fatos e no combate à criminalidade.
Tags: PolíciaCivil, SantaCatarina
Fonte: pc.sc.gov.br