Pesquisadores da UFSC identificaram 44 espécies de peixes exclusivas em pequenas ilhas do Oceano Atlântico, como Ilhas de São Pedro e São Paulo, Ascensão e Santa Helena. Saiba mais sobre as descobertas!
Descoberta de 44 Espécies de Peixes Únicas no Oceano Atlântico
Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) catalogaram 44 espécies de peixes recifais que só existem em três pequenas ilhas no Oceano Atlântico: São Pedro e São Paulo, Ascensão e Santa Helena.
As constatações fazem parte de um novo estudo publicado na quarta-feira, 16 de julho, na revista britânica Proceedings of the Royal Society B, que contou com a colaboração de pesquisadores de outras renomadas instituições, como a UFRJ, USP e DTU.
Padrões de Dispersão e Rotas Evolutivas
O estudo reconstruiu rotas evolutivas e padrões de dispersão de 88 espécies da região a partir de dados moleculares e filogenéticos, destacando que 44 dessas espécies são endêmicas, ou seja, exclusivas dessas ilhas.
Os peixes dessas ilhas apresentam características únicas, como ovos pelágicos e habilidade de se deslocar aderidos a materiais flutuantes, o que aumenta suas chances de colonização de ambientes distantes.
Importância e Vulnerabilidade dos Ecossistemas
Isadora Cord, líder do estudo, destaca a importância das ilhas remotas como hotspots de endemismo, mas ressalta sua vulnerabilidade, alertando que cada espécie perdida representa uma peça insubstituível no quebra-cabeça evolutivo.
Os ambient…
Tags: BiodiversidadeMarinha, EstudoUFSC
Fonte: noticias.ufsc.br