Transplante em SC: atleta participará do Ironman Brasil após ganhar nova chance de vida

Atleta participando do Ironman Brasil após transplante renal em SC

Thiago Regis, atleta transplantado renal, representará Santa Catarina no Ironman Brasil, após passar por doação de órgãos. Conheça a história e importância da doação de órgãos em SC.

O primeiro atleta transplantado a competir no Ironman Brasil

Destaque mundial em doação e transplante de órgãos, Santa Catarina terá o primeiro atleta transplantado renal a participar do Ironman Brasil, em Florianópolis, no dia 1º de junho. Thiago Regis, 45 anos, obteve uma nova oportunidade de viver e se dedica há seis anos aos treinos para a competição.

Em 31 de julho de 2023, Thiago ganhou uma nova chance de vida e desde então tem se preparado incansavelmente para o desafio. Mesmo durante o período de diálise, ele continuou praticando atividades físicas, o que foi fundamental para sua recuperação.

A importância da doação de órgãos em Santa Catarina

Santa Catarina é referência em doação e transplante de órgãos e tecidos, com taxas elevadas e um sistema bem estruturado. A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) destaca o estado como o segundo com maior taxa de doação no país, com 39,3 por milhão de população em 2024.

O SC Transplantes, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou 753 notificações de potenciais doadores em 2024, sendo 317 doadores efetivos. A conscientização e a atuação eficiente das equipes envolvidas têm contribuído para esses resultados expressivos.

Como ser um doador de órgãos

Todas as pessoas podem doar órgãos e tecidos, sendo fundamental comunicar à família sobre o desejo. Após autorização familiar, inicia-se o processo de remoção dos órgãos, seleção de receptores e distribuição para transplantes. É uma ação que pode salvar vidas e proporcionar esperança a quem aguarda na fila por um órgão compatível.

Thiago Regis ressalta a importância da doação: “Quanto mais pessoas se dispuserem a doar órgãos e comunicarem suas famílias, melhor para quem aguarda na fila. Todos vamos morrer um dia, então por que não permitir que possamos salvar outras vidas?”

Tags: ,

Fonte: estado.sc.gov.br

Imagem do Grid
Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account